sexta-feira, 17 de junho de 2011

TRE-MT reconta votos e candidato do PSDB assume vaga do PT na Câmara

Nilson Leitão foi beneficiado com a recontagem e assumirá vaga na Câmara.

Petista Ságuas Moraes disse que vai recorrer da decisão.

Do G1 MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso validou os votos que o candidato a deputado federal Willian Dias recebeu nas eleições de outubro. Com a recontagem, o candidato Nilson Leitão (PSDB) conquistou uma vaga na Câmara Federal. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, a recontagem deverá ser publicada na próxima segunda-feira no Diário da Justiça Eleitoral e será aberto prazo de três dias para recursos. Depois disso, devem ser emitidos os diplomas.

Com a eleição de Nilson Leitão, o candidato Ságuas Moraes (PT) perde a vaga de deputado. Em entrevista ao G1, Nilson Leitão disse que o TRE vai "corrigir uma injustiça". Ainda segundo Leitão, o PSDB deve ser oposição no estado. "É um momento que o partido se posiciona como oposição e acabará ganhando maior espaço da política mato-grossense", comentou Leitão.

A Câmara Federal deve ser comunicada da alteração no dia 28 de junho.

O caso
O tenente Willian Dias não foi eleito, mas seus 2.098 votos obtidos sub júdice na eleição do ano passado permitiram uma reconfiguração na lista de deputados federais eleitos para representar Mato Grosso no Congresso Nacional. Willian Dias teve o registro de candidatura indeferido devido à Lei da Ficha Limpa, mas como a lei passou a não mais valer para a última eleição, o registro foi deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A recontagem permite que o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, que era da mesma coligação que Dias, acumule votos e assuma a vaga de Ságuas, único deputado federal eleito pelo PT.

Ságuas Moraes disse por telefone que vai recorrer da decisão no próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar permanecer no cargo de deputado federal. “Estamos aguardando a publicação do acórdão pelo TSE e em seguida vamos recorrer dentro do prazo de três dias. Estamos preocupados em fazer a nossa defesa em tempo certo”, comentou Ságuas.

Marcos Morais- marcosmoraisdopt@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário