terça-feira, 3 de maio de 2011

Morte de Bin Laden pode facilitar retirada do Afeganistão

A morte de Osama bin Laden é um triunfo para os Estados Unidos, que pode reduzir consideravelmente a ameaça terrorista ao país e ao Ocidente. Isso tem pouca relação com o fim da liderança que Bin Laden exercia na Al-Qaeda original, uma vez que esta (liderança) já vinha sendo simbólica havia muito tempo.

E isso também não está relacionado a uma redução no poderio da própria Al-Qaeda, já que a força do grupo foi bastante reduzida desde o 11 de setembro - a rede agora é menos ameaçadora do que uma série de grupos aliados e afiliados no Paquistão, no Oriente Médio e em outras partes do mundo.

Na verdade, a importância desse triunfo para os Estados Unidos está no impacto potencial que isso terá sobre a guerra no Afeganistão. Resta saber se o governo Obama saberá fazer uso desse triunfo para conseguir declarar vitória no Afeganistão e deixar o país.

Se conseguir, o fim do que é visto no mundo muçulmano - especialmente no Paquistão - como a ocupação ilegal de um país islâmico deve diminuir o apelo da militância no Paquistão e na diáspora paquistanesa, e reduzir o recrutamento terrorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário